Lista de Convidados
Quando os noivos pensam na festa do casamento logo vem à mente a lista de convidados. Ela é sem dúvida um dos passos mais difíceis, complicados e estressantes na organização de um casamento. Neste post vamos tentar solucionar suas dúvidas e dar várias dicas para não errarem com os convidados e sua festa ser um sucesso!
DIGA QUAL SEU SONHO E SUAS EXPECTATIVAS PARA O SEU CASAMENTO
É muito importante sentar com sua assessora e conversar com ela explicando qual o seu sonho e as suas expectativas em relação ao seu casamento, qual o seu estilo, do que você gosta, se você quer um casamento intimista ou grandioso, simples ou luxuoso, se quer ele em sua cidade ou fora dela etc. É com todas estas informação que ela vai poder te ajudar a saber o que você pode fazer com o seu orçamento e quantas pessoas cabem dentro do orçamento e de suas expectativas.
PENSE EM SEU ORÇAMENTO
É preciso saber que quanto mais convidados tem na sua lista mais você irá investir em seu casamento, pois 60% do valor é feito com base no número de convidados.
Por isto é muito importante saber o quanto você tem disponível para investir e saber o que você quer e espera do seu casamento (dica 1), para ai estabelecer quem e quantas pessoas convidar. Pois se vocês tem um número maior de convidados do que o seu orçamento comporta e muito provável que sua festa não atinja suas expectativas ou a de seus convidados.
DATA E LOCAL DO CASAMENTO
Se você já tem um local de sonho para realizar o seu casamento, é muito importante saber se ele é capaz de acomodar o número de convidados que desejam estar presentes, pois se ele não acomodar vocês terão de escolher outro local ou reduzir a lista de convidados. Assim antes de começarem a elaborar sua lista de casamento, saibam qual a capacidade dos locais onde gostariam de celebrar seu casamento e contem com essa variável.
QUEM SE DEVE CONVIDAR
Não se sintam obrigados a convidar todas as pessoas que você conhece, o importante é que sua festa seja especial, que você consiga realizar tudo o que sempre sonhou e que possa pagar por ela.
Se atenham sempre aos familiares, amigos, colegas de trabalho próximos e que tenham mais intimidade. Convidem as pessoas que viram ou falaram nos últimos 6 meses e mesmo assim não precisam convidar todas as pessoas que viram neste período
CONVIDADOS DOS PAIS
É educado deixar os pais, tanto da noiva quanto do noivo, convidarem certas pessoas, porém este número deve ser estabelecido pelo casal de maneira realista. Vamos lembrar que a festa é do casal e que eles estejam pagando ou ajudando a pagar pela festa é para realizar um sonho de vocês, portanto eles precisam ter compreensão.
ACOMPANHANTES
De praxe todos os convites se estendem a pelo menos um acompanhante, porém se o seu orçamento esta apertado ou se você tem um número convidados determinado, você pode sim cortar o acompanhante dos solteiros.
Por isto, para evitar que o número de convidados fuja do controle, vale uma atenção redobrada aos dizeres do convite. Quando se endereça o convite ao ‘Sr. Fulano de Tal’, isso quer dizer que é exclusivamente para ele e poderá constar na lista como sendo apenas uma pessoa. Se você escrever ‘Sr. Fulano de Tal e Família’, fica em aberto o número de convidados possíveis de comparecer com esse convite. E, se a indicação for ‘Sr. e Sra. Fulano de Tal’ determina que o convite é só para o casal”,
CORTES NA LISTA
Elabore a lista racionalmente, sejam objetivos e tentem ao máximo tirar o lado emocional dessa tarefa.
Quando precisarem “cortar” nomes avaliem quem são os convidados obrigatórios, quem são os nomes que podem ser cortados avaliando, em especial, a proximidade destas pessoas com os noivos e o grau de importância de cada um dentro do evento. Aí, é só ir tirando aqueles que não se encaixam como convidados que não podem faltar.
Uma maneira fácil de chegar a uma conclusão é fazendo certas perguntas. Por que a pessoa está na lista? Qual sua importância nessa história? Ela precisa mesmo estar presente?
ELABORANDO A LISTA DE CASAMENTO
Passo 1: SEPARADAMENTE, o noivo e a noiva devem elaborar uma lista para cada que incluindo todas as pessoas que desejavam estar presentes no casamento, sem restrições nenhuma e não se esquecendo dos cônjuges e filhos dos seus convidados. É importante anotar todo mundo pra não correr o risco de esquecer alguém importante!
Para facilitar, sigam esta ordem:
1˚. Família de 1˚ grau (pais, irmãos e cunhados, avó e avô)
2˚. Família de 2˚ grau (tios e tias, primos com contato direto)
3˚. Amigos íntimos (são aqueles que fazem parte do dia a dia de vocês como casal)
4˚. Amigos distantes (são aqueles que vocês tem pouco contato)
5˚. Conhecidos (sempre em ultimo lugar)
Passo 2: Peça aos pais para elaborarem a lista de pessoas que eles desejam convidar, lembrando que aqui você já deve ter estabelecido a quantidade de pessoas que eles podem convidas de acordo com a folga da lista, incluindo seus cônjuges e filhos.
Passo 3: Junte todas as listas e corte todos os convidados repetidos.
Passo 4: Marque todas as pessoas que são próximas ou que a presença seja indispensável.
Passo 5: Comece cortando as pessoas que não são consideradas “importantes”.
Passo 6: Conte quantas pessoas sobraram em sua lista e se ainda tiver muitos convidados repita o passo 5 quantas vezes forem necessárias.
Lembrem-se de que é preciso contar com a presença de todo mundo da lista, pois as pessoas podem acordar e decidir ir ao casamento, mesmo que não tenham confirmado a presença ou recusado o convite.
Espero que tenham gostado do post e caso tenham mais dúvidas ou sugestões sobre outros temas escreva nos comentários abaixo que ficamos felizes em tentar ajudar!